top of page

FecoAgro/RS reforça demandas de crédito em audiência com vice-presidente da República

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) participou, nesta terça-feira, 17 de dezembro, de uma audiência com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em Brasília (DF). A reunião foi marcada pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS) e contou com a presença também da Fetag/RS e do Sistema Ocergs, fortalecendo a articulação em prol das cooperativas gaúchas.


Na pauta, a FecoAgro/RS reforçou a solicitação para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retome a análise e liberação de operações diretas de crédito. Segundo o diretor-executivo da entidade, Sérgio Feltraco, a demanda é essencial para garantir o alcance de valores maiores às cooperativas e, consequentemente, beneficiar um número expressivo de cooperados em situação de endividamento. “Nossa posição nessa audiência foi uma demanda específica, pontual, onde já havia uma estrutura de financiamento que poderia ser abrigada às cooperativas no tratamento de dívidas com os seus cooperados. A resolução do Conselho Monetário Nacional 5.172 já prevê essa possibilidade, permitindo operações diretas do BNDES e a repactuação das condições originais aos produtores,” explicou.


Ainda conforme Feltraco, a decisão atual do BNDES de não operar diretamente tem limitado o acesso ao crédito das cooperativas e comprometido o alcance dos recursos. “O que solicitamos é a inversão dessa decisão para que seja possível cumprir o que a resolução determina. Com isso, 70% dos valores contratados pelas cooperativas seriam repassados nas mesmas condições aos cooperados que têm dívidas em aberto,” acrescentou.


Durante a audiência, o secretário executivo da pasta foi delegado a intervir diretamente junto ao BNDES para viabilizar as operações solicitadas, atendendo às necessidades específicas das cooperativas agropecuárias gaúchas. A FecoAgro/RS aguarda agora um posicionamento sobre as ações a serem implementadas nos próximos meses.


Foto: Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Comments


Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page